Chupim
Itamar Vieira Junior
e Manuela Navas
Antes de o galo anunciar o início de um novo dia, o pai chama para o despertar: “Menino, menino”. Aquela era a primeira vez que Julim ia para os campos de arroz. Ali, enquanto os trabalhadores plantam, colhem e deixam os seus anos na terra, as crianças espantam os chupins. Mas, afinal, que mal pode fazer um passarinho? Primeiro livro para as infâncias de Itamar Vieira Junior, em coautoria com a artista plástica Manuela Navas, "Chupim" nos presenteia com uma prosa marcada pelo lirismo e pela crítica social. Entre realidade e sonho, o autor de "Torto arado" sobrevoa a vida do trabalho no campo, contrapondo as perspectivas infantil e adulta sobre o mesmo universo.
por que publicamos?
Um livro marcado pelo lirismo e pela crítica social, ambientado no mesmo universo que consagrou "Torto arado" como um dos grandes romances da atual literatura brasileira.
o que o livro explora?
realidade brasileira, crítica social, trabalho no campo, olhar da infância
uma experiência repleta de…
sensibilidade, encantamento, pensamento crítico
fluência leitora
Leitores iniciantes
Leitores em processo
Leitores fluentes
Leitores críticos
proporção do conteúdo
● texto
● imagem
Autor do texto
Vencedor dos prêmios Leya, Oceanos e Jabuti, Itamar Vieira Junior é geógrafo e doutor em estudos étnicos e africanos pela UFBA. Seu romance "Torto arado" é um dos maiores sucessos — de público e crítica — da literatura brasileira das últimas décadas, tendo sido traduzido em mais de vinte países.
perfil e outros livros
Autora das imagens
Artista visual autodidata, Manuela utiliza da pintura, da fotografia e da xilogravura para tematizar corpos negros, o feminino e a maternidade, a partir de um olhar decolonial e afetivo. Buscando refletir sobre a realidade do povo brasileiro, já participou de exposições em diferentes países.
perfil e outros livros
para crianças que…
São observadoras, se perguntam o porquê das coisas, têm olhos gentis para o futuro.
para adultos que…
São leitores de "Torto arado" e veem nos livros uma forma sensível de entender a realidade.