Manuela Navas

Brasil

Manuela Navas nasceu em 1996, em Jundiaí (SP), e vive e trabalha em Caraguatatuba (SP). Artista visual autodidata, utiliza da pintura, da fotografia e da xilogravura para tematizar corpos negros, o feminino e a maternidade, a partir de um olhar decolonial e afetivo. Buscando refletir sobre a realidade do povo brasileiro, Manuela já participou de exposições individuais e coletivas no Brasil, Itália e Estados Unidos. Fez parte da ocupação IBORU, de Marcelo D2, e em 2024 tem obras suas como parte do cenário da turnê Zeca Pagodinho, 40 Anos.

publicações

livro favorito

O olho mais azul, de Toni Morrison.

um segredo...

Nunca voei de avião — o que não é segredo, mas imagino que ninguém saiba.

3 perguntas para Manuela Navas

Que parte da sua criança você ainda carrega?

Espero que toda ela! Hoje somente com algumas léguas de vida a mais percorridas, mas com mente e coração presentes.

Qual foi a parte mais divertida de criar um livro para a infância? E a mais desafiadora?

A parte mais divertida foi poder pensar nas formas e cores que construíssem cenas, seguindo a ideia do texto. E também rememorar e entrar em contato com histórias da minha família, onde muitos foram e são trabalhadores rurais. A parte mais desafiadora foi não subestimar o leitor, então trabalhei na experimentação e na compreensão. Foi divertido e difícil, mas mais divertido.

Você tem alguma mania no seu processo criativo? Algo que você não pode deixar de fazer antes, durante ou depois de pintar?

Não possuo manias de processo. Tenho rotinas de trabalho comuns: tomar um café e deixar o dia começar. Acho que não posso ficar sem meu cafezinho antes de começar. E a única coisa que não pode faltar durante meus dias de trabalho é música.

Queremos te mandar notícias, promoções e novidades em primeira mão! Deixa aqui seu e-mail?