Janaina Tokitaka é neta de japoneses e apaixonada por contos de fada desde criança. Escritora, ilustradora e roteirista, formou-se pela ECA/USP e publicou diversos livros para crianças e jovens. Foi finalista do Prêmio Jabuti e recebeu o selo Cátedra Unesco de Literatura.
livro favorito
O jardim secreto e Grande Sertão: Veredas
um segredo...
Eu não sei mentir. Mesmo.
3 perguntas para Janaina Tokitaka
Como era sua relação com o desenho na infância?
Eu amava desenhar acima de qualquer outra brincadeira. Passava horas cobrindo a mesma folha de papel e não conseguia dormir se não terminasse o desenho do dia.
Um lugar inesquecível?
O quintal da casa de praia onde eu brincava quando era criança. Nunca vou esquecer daquelas duas jaqueiras, do cajueiro e das mudas de pele de cigarra que eu encontrava pelo chão.
Com o que as pessoas mais se empolgam quando você fala sobre o seu trabalho? Pra você, qual é a parte mais legal dele?
Eu acho que todo mundo se empolga com a parte lúdica da criação, a que parece com uma grande brincadeira. E não vou contradizer essa afirmação e dizer que na verdade é tudo muito sério, não. Não é e não deve nem precisa ser! É preciso muita dedicação para manter a leveza de qualquer coisa que seja, e a criação artística não foge à regra. A parte mais legal é o comecinho, quando experimentamos com cores, modos de escrever, desenhar, todo o caminho até encontrar a forma certa para aquela determinada história.
Queremos te mandar notícias, promoções e novidades em primeira mão! Deixa aqui seu e-mail?