200 limeriques de Edward Lear para ler e para ver
Edward Lear
Foi levando o humor e a criatividade ao limite que o nome de Edward Lear (1812-1888) ganhou o mundo. Um dos grandes expoentes da literatura nonsense, ao lado de Lewis Carroll, o ilustrador e poeta inglês passou bons anos da vida trabalhando em seus limeriques — poemas breves, compostos de cinco versos rimados. "200 limeriques de Edward Lear para ler e para ver" é uma seleção com o melhor do autor, com tradução e organização do também artista e escritor Renato Moriconi, autor de dezenas de livros para as infâncias.
por que publicamos?
Uma verdadeira imersão num universo cômico onde o sem pé nem cabeça faz todo o sentido.
o que o livro explora?
Nonsense, caricatura, poesia
uma experiência repleta de…
Humor, rima, vocabulário
fluência leitora
Leitores em processo
Leitores fluentes
Leitores críticos
proporção do conteúdo
● texto
● imagem
Autor
Edward Lear foi um pintor e escritor inglês nascido em 1812. Graças à sua afinidade natural com crianças, fez o seu primeiro livro de limeriques para os netos do conde de Derby, em Knowsley. A partir dele, foi responsável por popularizar o gênero.
perfil e outros livros
Tradutor e organizador
Renato Moriconi dedica-se, há mais de 20 anos, à literatura para as infâncias. Recebeu os prêmios Jabuti e FNLIJ e, em 2024, seu “Dia de Lua” (Jujuba, 2023) foi eleito o melhor livro para bebês e crianças pequenas na Feira do Livro de Bolonha.
para crianças que…
Gostam de uma boa piada e adoram descobrir novas palavras e expressões.
para adultos que…
São entusiastas do nonsense e querem revisitar uma obra clássica de forma nada tediosa.