María Ramos

Espanha

María Ramos nasceu em Cáceres, na Espanha, em 1984. Formou-se em belas-artes e atualmente se ocupa do trabalho artístico e da docência. Seus livros situam-se entre os quadrinhos e o livro ilustrado, e na sua pesquisa o que mais a interessa é investigar como os recursos gráficos podem ser usados para contar histórias.

publicações

3 perguntas para María Ramos

O que você mais sente falta da sua época de escola?

A debandada depois da aula, especialmente às sextas-feiras, quando saíamos correndo e gritando de alegria, cheirando a suor e comendo as fatias de pão com chocolate que nossos pais nos davam quando nos buscavam. A gente sempre seguia brincando um pouco mais, não queríamos voltar para casa.

Se você pudesse ter um amigo imaginário, como ele seria?

Eu gostaria que fosse alguma coisa mágica, não uma pessoa ou um animal. Imagino algo como uma bolinha com vida que me faz companhia e tem algum tipo de poder.

Poderia nos contar uma curiosidade divertida sobre o seu trabalho?

Um dos meus livros fala sobre um morcego que invade uma casa. A história se baseia em algo que realmente aconteceu comigo, numa noite de verão em uma casa de campo. Estava jantando do lado de fora com um amigo, quando um morcego entrou na casa. Na tentativa de expulsá-lo, fechei sem querer as portas, então eu e meu amigo ficamos trancados para fora, incomunicáveis. Passamos toda a noite cobertos com toalhas de piscina, mas foi bonito ao mesmo tempo, acabamos vendo um montão de estrelas.

Queremos te mandar notícias, promoções e novidades em primeira mão! Deixa aqui seu e-mail?